O que você deve saber antes de planejar a sua casa.

A arquitetura tem o papel fundamental de desenvolver ambientes para o convívio do homem. Todos têm a necessidade de moradia, a residência é uma edificação imprescindível para o ser humano. O projeto de uma casa deve representar os costumes ou hábitos de seus moradores e a personalização contribui para qualidade percebida nos projetos residenciais. Os moradores esperam que seu lar tenha ambientes dimensionados e adequados ao seu perfil, a qualidade de um projeto residencial está diretamente ligada ao atendimento dessas expectativas.

Casa SA, Guarajuba, Bahia, Brasil –  TB Architects

Casa SJ, Praia do Forte, Bahia, Brasil –  TB Architects

O partido arquitetônico é um ponto de partida para o desenvolvimento do projeto, aqui é definido o “estilo” da casa. Seja um conceito moderno, com linhas retas ou minimalistas, o clássico com inspiração grega e detalhes mais rebuscados, o colonial com a sinestesia da casa do campo e telhado aparente ou o contemporâneo com mais ousadia e inovação. Independente do conceito sempre haverá espaço para a criatividade desenvolver projetos únicos, belos e cheios de personalidade.

Casa JP, Guarajuba, Bahia, Brasil –  TB Architects

O próximo passo será quantificar e dimensionar os espaços de acordo com o terreno a ser implantada a casa, os aspectos climáticos, ambientais e a verba disponível para o empreendimento. Em terrenos com declividade mais acentuada, a implantação da casa deve levar em consideração a necessidade de cortes e aterros e tirar partido dessa realidade para dar personalidade ao projeto. A arquitetura deve dialogar com o sítio e aproveitar as oportunidades existentes em terrenos dessa natureza, topografia acentuada, que tendem a ter melhores vistas e boa ventilação natural. Em terrenos planos a implantação é mais simples e econômica.

Casa PG, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil –  TB Architects

O sistema estrutural será definido de acordo com a tipologia arquitetônica, com o prazo disponível para o planejamento, construção e a localização da obra. O concreto armado no Brasil é o mais comum devido ao domínio da técnica de execução e ao seu ótimo custo benefício, uma associação com o concreto protendido viabiliza projetos com mais flexibilidade e vão livres de vigas aparentes. Estruturas metálicas permitem maiores vãos, balanços e velocidade de execução, a viabilidade econômica existe em diversos casos e permitem projetos mais inovadores. A madeira também é bastante utilizada, principalmente nos telhados ou coberturas, quando utilizada em pilares e vigas, deixa o projeto com bastante personalidade e requinte.

Casa PM, Curvelo, Minas Gerais, Brasil –  TB Architects

As fachadas representam a estética externa da edificação e são responsáveis por contribuir para a paisagem: ruas da cidade, loteamentos, condomínios ou ambientes naturais. Os elementos e materiais das fachadas devem ser resistentes ao tempo e precisam dialogar com as áreas internas, uma casa de qualidade precisa de fachadas com personalidade e autenticidade. A funcionalidade das aberturas, sejam elas portas, janelas ou zenitais levam em consideração a orientação solar, a predominância de ventos e chuvas, aspectos locais e edificações vizinhas. O conforto ambiental dos cômodos depende de um bom planejamento das fachadas.

Casa WJ, Salvador, Bahia, Brasil –  TB Architects

A divisão interna leva em consideração o partido arquitetônico, os espaços podem ser integrados, promovendo mais amplitude e menos desperdícios ou individualizados com uma função por ambiente. O uso de pé direitos mais altos dá mais conforto e agrega valor à edificação, em salas e ambientes sociais da casa é muito recomendado. A cozinha pode ser integrada à sala de jantar e varanda ou independente, vai depender das preferências dos residentes. As circulações normalmente são espaços de passagem, com a função de interligar os ambientes.

Casa JT, Porto Rico –  TB Architects

Alguns acreditam que são espaços desperdiçados, eu discordo, creio que podemos tirar partido das circulações agregando mais utilidade ao local, seja planejando rouparia, estante de livros, cristaleiras ou mesmo para fins estéticos, criando passarelas que dão personalidade à casa. Em residências com mais de um pavimento temos a presença da escada, elemento fundamental que dá acessibilidade e permite personalizar o projeto. Escadas bem planejadas e com conceitos originais valorizam o patrimônio e dão um charme especial. Para clientes mais exigentes, planejamos elevadores que podem ser instalados durante a construção da casa ou ter um local destinado para uma implementação futura.

Casa SM, Curvelo, Minas Gerais, Brasil –  TB Architects

O quarto é o ambiente de repouso, dormir e recarregar as energias, uma boa casa tem ótimos quartos. O layout desse ambiente tem relação direta com as circulações, sanitários, closet, áreas íntimas e varandas. Em projetos contemporâneos costumo quebrar o conceito convencional de ambientes separados (quarto, banheiro, closet e sala íntima), os clientes participam da concepção em que realizo uma integração original onde os espaços mais amplos dialogam entre si e seu uso se torna mais especial e autêntico, essa técnica permite criar experiências inovadoras e sensoriais, com bastante personalidade.

Casa CW, Camaçari, Bahia, Brasil –  TB Architects

Para aqueles que gostam de receber amigos e familiares, os ambientes sociais têm uma atenção especial. Salas amplas, integradas com varandas e jardins promovem boa iluminação, ventilação natural e conforto. Chegamos então no famoso espaço gourmet, local de dar boas risadas, apreciar uma boa culinária, bebidas e pôr o “papo em dia”. O bom planejamento inclui a definição de equipamentos, número de usuários e relação com os ambientes internos, sala de jogos, academia, adega, sanitários, sauna, e ambientes descobertos.

Casa CW, Camaçari, Bahia, Brasil –  TB Architects

As áreas externas ou descobertas, decks, pátios, piscina e espelhos d’água serão definidos de acordo com o porte da casa e tamanho do terreno. O deck pode ser apenas em um nível ou com degraus para dar movimento e criar ambientes separados, técnica mais utilizada em terrenos com declividade. A piscina pode ter um deck molhado com espreguiçadeiras para aquele banho de sol, área mais rasa onde podemos ficar sentados conversando com amigos, piscina funda ou de uso familiar com possibilidade de raia para natação e locais de hidromassagem ou SPA. Em projetos arrojados é valido a integração da piscina com a sauna, permitindo um acesso direto entre elas ao mergulhar. O planejamento de boa qualidade do paisagismo, jardins e canteiros é muito importante para conseguir emoldurar o projeto arquitetônico, dar mais personalidade, qualidade e conforto ambiental à casa.

Casa AL, Camaçari, Bahia, Brasil –  TB Architects

A arquitetura deve atentar para o consumo consciente, as práticas sustentáveis tornam os projetos em produtos capazes de entender que o comprometimento com o meio ambiente pode e deve agregar valores à edificação, além de promover qualidade de vida. As tecnologias e práticas ecologicamente corretas qualificam positivamente a edificação e a seguir cito alguns exemplos. O uso de painéis solares fotovoltaicos para produção de energia renovável e aquecimento de água. A iluminação com tecnologia LED, a qual tem vida útil muito superior às lâmpadas convencionais, dissipam menos calor e permite projetos luminotécnicos arrojados. O sistema de ar-condicionado com tecnologia inverter, que promove uma eficiência energética e boa climatização. Vidros com tratamento térmico, os quais possibilitam a penetração de iluminação natural, filtrando a incidência térmica e de raios UV. Em locais com bons índices pluviométricos, é aconselhado o reaproveitamento da água da chuva para irrigação, torneiras de jardim e descargas de vasos sanitários.  A automação, que otimiza a funcionalidade, o conforto, a manutenção, a flexibilidade de uso, a segurança e o consumo de energia. Em alguns projetos uma alternativa é o uso de teto jardim, que possibilita a diminuição da temperatura da laje e contribui com o microclima local, tira partido de espaços inutilizados, terraços e coberturas, para criação de um paisagismo atraente.

Casa CW, Camaçari, Bahia, Brasil –  TB Architects

A construção de uma casa, como qualquer outro empreendimento, precisa de um planejamento de excelente qualidade. A fase de iniciação e planejamento em projetos de qualidade dispendem de um investimento financeiro adequado para possibilitar o sucesso do empreendimento e garantir economias, celeridade e gerenciamento dos riscos durante a obra. Um bom arquiteto é o fator de sucesso para uma ótima casa, ele será o maestro da obra e deve conduzir todo o processo de gestão do projeto, desde a concepção do projeto arquitetônico e arquitetura de interiores até a indicação de profissionais para desenvolvimento dos projetos complementares, perspectivas virtuais e construtora para execução da obra civil. O monitoramento e controle dos processos devem ocorrer de forma ordenada para que a qualidade do produto final seja garantida. É muito importante uma harmonia entre os profissionais para que a música soe perfeita. A conclusão da casa ocorre quando todas as expectativas são atendidas e todo planejamento é posto em prática. No mais, é só usufruir de uma casa aconchegante, bela, funcional e valorizada!

Casa FB, Ilhéus, Bahia, Brasil –  TB Architects

Similar Posts